quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Já falei sobre o sistema bancário em Angola? Esse ainda é um grande sofrimento por aqui.


Começa pelo fato que você não tem internet bank, tudo tem de ser feito na agência bancária ou no caixa eletrônico.

Não só os expatriados, mas muitos angolanos recebem em dólar isso significa que você tem uma conta em dólar e outra em kwanza. O cartão eletrônico só serve para saques em kwanza, o que não resolve muito a vida da gente.

http://meninadeangola.blogspot.com/2012/01/ja-falei-sobre-o-sistema-bancario-em.html

Ai você vai com toda a boa vontade a sua agência bancária e milagrosamente ela está vazia. Não, realmente você não é um cara de sorte. Se ela está vazia é porque certamente ela está sem sistema.

Você vai em outra agência e a fila te impossibilita de entrar.

Paciência, no outro dia você acorda mais cedo e vai. A fila está grande, mas tudo bem dá para encarar. Chega no caixa e pede seu dinheiro. O Caixa olha pra você e fala que só pode te dar 10% do que você pediu, pois o banco está sem dólares. Se você vai viajar, ou precisa do dinheiro a única solução é ir de agência em agência até conseguir sacar todo o seus dinheiro. Não se trata de empréstimo é o seu dinheiro e não se trata de quantias exorbitantes também.

Tudo bem você teve sorte e conseguiu sacar o dinheiro que queria, olha pro caixa e pede seu extrato. O cara que já está ali com o sistema aberto na sua conta olha pra você e diz, extrato é com o meu colega ali.

Adivinha, outra fila enorme só para você ver seu saldo.

E agora o governo começa a investir numa forte campanha para que os angolanos guardem o dinheiro no banco. A campanha é ótima e tem uma personagem que chama Bankita, adoro ela. Mas outro dia eu falo sobre a Bankita.

Como disse a campanha é ótima, até o ano passado apenas cerca de 10% da população economicamente ativa tinha conta em banco, depois dessa campanha é quase certo que esse número dobre.

Agora pense, se os bancos sempre estão sem sistema, se sempre falta dólar e as agências estão sempre lotadas o que vai acontecer com os pobres coitados que precisam de dinheiro na hora para pagar suas contas???
Imagem: Isto não é sistema bancário, é selva bancária. Com bancos a trabalharem ...
patriciaguinevere.blogspot.com