quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CUBA. Regime intensifica prisões de membros da oposição


Pretoria (Canalmoz) - O regime de Havana intensifica a onda de detenções ao mesmo tempo que
procede à deportação de presos políticos para Espanha. Cinco activistas do Movimento de Jovens pela Democracia – Jordi García Fournier, Heriberto Liranza, Idalmis Núñez Reinoso, Samuel Leblan Pavón e um quinto que não foi possível identificar – foram interceptados pela polícia do regime no passado dia 11 do corrente na parte oriental do país. A polícia alegou que os jovens encontravam-se em Baracoa, província de Guantánamo, sem serem residentes dessa cidade.

No dia seguinte, vários membros da Aliança Democrática Oriental, que agrupa uma vintena de movimentos em prol da democracia, protestaram contra as prisões arbitrárias ocorridas em Baracoa. Em reacção, a polícia do regime organizou os habituais “actos de repúdio”, envolvendo desta vez crianças com a idade compreendida entre os 5 e os 8 anos. As crianças receberam ordens para apedrejar a casa de Néstor Rodríguez Lobaina, presidente da organização Jovens Cubanos pela Democracia.

Entretanto, a agência de notícias independente, APLOPRESS, informa que o preso político Julián Antonio Monet Borrero, líder do Movimiento “Seguidores de Miguel Valdez Tamayo”, encontra-se em estado de saúde grave, correndo perigo de vida. Monet Borrero, que se encontra em greve de fome, foi transferido para um hospital. No momento em que
iniciou a greve pesava de 72 kg. Neste momento pesa somente 50 kg.
(Redacção / La Razón / www.aplopress.com )

2010-08-18 06:49:00

Sem comentários:

Enviar um comentário