domingo, 15 de agosto de 2010

Rússia suspende exportação de trigo


Maputo (Canalmoz) – A Rússia vai suspender a partir de 15 de Agosto corrente as exportações de trigo e produtos derivados, devido à queda nas colheitas, provocada pela onda de calor e incêndios que estão a afectar aquele país. O embargo vai durar até ao final de Dezembro deste ano.
O primeiro-ministro Vladimir Putin justificou a decisão dizendo que “face às invulgares elevadas temperaturas e à seca, parece-me justificado impor um embargo temporário às exportações russas de trigo e produtos derivados. É verdade que o stock que temos é suficiente: 9,5 milhões de toneladas, mas não devemos permitir que os preços dos alimentos subam no interior do mercado russo”.

A Rússia fornece 8 porcento do trigo comercializado no mundo, e é o terceiro maior exportador mundial. O cereal atingiu o valor mais alto em 23 meses, depois de Moscovo ter anunciado o embargo.
Aos agricultores afectados pela seca, Putin prometeu uma ajuda financeira.
“O tempo arruinou as nossas esperanças. Não há chuva. Tudo está a secar. O solo está rachado e até agora ainda não choveu”, disse o director-geral da agricultura, Sergei Kryukov.
Enquanto isso, o líder da Igreja Ortodoxa russa pediu mesmo aos fiéis para rezarem por chuva.

(Redacção / EuroNews) 2010-08-06 07:14:00

Sem comentários:

Enviar um comentário