domingo, 15 de agosto de 2010

ZÂMBIA. Jornalistas manifestam-se contra violência do partido dirigente


Pretoria (Canalmoz) - O ministro da informação zambiano, Ronnie Shikapwasha, apelou aos órgãos de comunicação social do país a não manifestarem-se contra os actos de intimidação perpetrados por quadros do partido, MMD, pois em sua opinião “determinados políticos poderiam aproveitar-se da situação e perturbar a paz do país”. No entanto, um porta-voz dos referidos órgãos declarou que os “jornalistas iriam avançar com o plano inicial de proceder à entrega de uma petição ao Presidente Rupiah Banda, e assegurariam que a paz não seria perturbada”.

Em entrevista recentemente concedida em Lusaka, Shikapwasha havia dito que os actos hostis contra jornalistas estavam a receber a devida atenção por parte do presidente e do seu próprio ministério. Ele instou os jornalistas a enviarem a petição ao Presidente Rupiah Banda sem que fosse necessário realizarem a manifestação de protesto.

Na passada semana, quadros do MMD, agrediram o repórter Anthony Mulowa, do diário Times of Zambia, os fotógrafos Richard Mulonga e Chibaula Silwamba do jornal The Post. A agressão contra os jornalistas ocorreu no Aeroporto Internacional de Lusaka quando os profissionais da comunicação social procediam à cobertura da chegada do Presidente Rupiah Banda de uma visita efectuada ao Uganda.

A manifestação, que deverá ter lugar amanhã, defronte da residência oficial do chefe do Estado zambiano, está a ser organizada pelo Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA), a Associação de Imprensa da Zâmbia, o Sindicato dos Jornalistas da Zâmbia, e o Comité de Liberdade de Imprensa do jornal The Post. Das demais organizações envolvidas nos preparativos da manifestação constam a Associação de Mulheres Jornalistas da Zâmbia, o Sindicato dos Locutores e outros Divulgadores de Informação da Zâmbia, e o Fórum de Comunicação Social da Zâmbia.

(Redacção / Times of Zâmbia) 2010-08-06 07:26:00

Sem comentários:

Enviar um comentário