quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Empresários chineses pretendem investir 5 mil milhões de USD


Maputo (Canalmoz) – A delegação chinesa que se encontra em Moçambique desde a última quinta-feira a pesquisar as potenciais áreas de negócio manifestaram interesse em investir cinco mil milhões de dólares na implantação de várias empresas nos próximos cinco anos.

Segundo a agência noticiosa “macauhub”, que cita uma fonte oficial daquela delegação, os empresários chineses deverão solicitar ao Governo moçambicano a concessão de uma área de 20 quilómetros quadrados, no distrito de Magude, província de Maputo, sul de Moçambique, para instalarem qualquer coisa como 400 empresas de vários ramos, entre elas, as de produção de automóveis, empresas do sector têxtil, indústria ligeira, centros tecnológicos e de pesquisa.
Segundo a “macauhub”, a delegação discutiu ainda a possibilidade de construir uma cidadela na zona da KaTembe, local por eles visitado no passado sábado. A mesma será composta por torres de habitação e escritórios, centros comerciais, hospitais, ginásios, entre outros.

Relativamente ao Município de Maputo, os empresários têm em vista a construção de uma ponte ligando a cidade de Maputo e a zona da KaTembe, do outro lado da baía de Maputo.
Enquanto isso, a “macauhub”, baseando-se nos dados dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) locais, refere que Macau recebeu 14,39 milhões de visitantes entre Janeiro e Julho, um acréscimo de 18,7 porcento em relação ao período homólogo de 2009. A maior parte dos visitantes era proveniente da China (7,64 milhões), a que se seguiram Hong Kong (4,25 milhões), Taiwan (774 mil) e Japão com 234 mil.
O número de visitantes entrados por via marítima ascendeu a 5,92 milhões (mais 22 porcento em termos homólogos). Por via terrestre esse número foi de 7,49 milhões (mais 17,5 por cento) e por via aérea entraram em Macau 969 mil pessoas, ou mais 9,1 porcento do que no período de Janeiro a Julho de 2009.
Apenas em Julho, entraram em Macau 2,68 milhões de visitantes, a maior parte dos quais (1,14 milhões) era proveniente da China, surgindo depois os visitantes de Hong Kong (670 mil), de Taiwan (121 mil) e do Japão (32mil).

(Redacção/macauhub) 2010-08-25 07:01:00

Sem comentários:

Enviar um comentário