quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Violência eleitoral no Brasil. Presidente do tribunal eleitoral escapa de assassinato


A viatura em que seguia o presidente do órgão de justiça eleitoral foi atingida por mais de trinta balas, disparadas por criminosos, mas a vítima apenas contraiu ferimentos graves. Fontes oficiais negam que se trate de um atentado com motivações políticas

Porto Alegre (Canalmoz) - A menos de 45 dias da realização das eleições presidências, legislativas e estaduais no Brasil, a violência está ameaçar inviabilizar o processo. Na manhã de ontem, quarta-feira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe, Luiz António Mendonça, sofreu um atentado, onde a sua viatura foi atingida por cerca de 30 disparos, com ele a bordo, em Aracaju, capital do Estado. A vítima sofreu ferimentos considerados ligeiros, pela equipa médica que o atendeu. Foi atingida somente por fragmentos de bala, mas o seu motorista foi ferido gravemente.

Ainda não há muitos dados sobre o atentado, mas as autoridades oficiais, nomeadamente o presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski, já apareceram em publico a descartar a hipótese de que atentado tenha natureza política.
Para além de declarar “caso isolado” o atentado sofrido pelo presidente do TRE de Sergipe, o presidente do TSE disse que "não há hipótese" de interferências nas eleições marcadas para 03 de Outubro próximo.
"Todas as forças de segurança do país e do Estado estão mobilizadas para esclarecer o mais rapidamente possível os factos que envolvem esse atentado, e descobrir também, com a maior brevidade possível, os responsáveis por este acto criminoso", disse o presidente do TSE falando na capital política do Brasil, Brasília.
Entretanto, o presidente do TSE cancelou uma sessão do órgão que dirige, que decorria na capital, para viajar até Arcaju, a fim de acompanhar o caso.
Analistas políticos brasileiros consideram que as declarações do presidente do TSE são para evitar reacções violentas e ou medo durante o processo eleitoral, pois a única hipótese lógica do atentado é que os criminosos queriam ceifar a vida do Presidente do órgão eleitoral regional.

Os bandidos não roubaram o carro, mesmo depois de ter baleado os seus ocupantes. Aliás, os carros de Estado no Brasil tem uma identificação própria através da matrícula, e não tem sido alvo de roubo pelos criminosos. Mas também os cerca de 30 tiros que formam disparados contra a viatura, estragaram completamente o carro, que ficou imobilizado, e logo os meliantes se puseram em fuga com certeza de que os seus ocupantes haviam morrido!
"A Justiça Eleitoral está coesa, unida e preparada para enfrentar qualquer desafio", disse, entretanto, o presidente do TSE, manifestando a sua insegurança com o atentado contra do seu colega.
Antes de ocupar o cargo de presidente do TRE de Sergipe, Mendonça também já desempenhou cargos de secretário de Segurança Pública do Estado e de procurador da República estadual.

Por esta razão, o presidente do TSE aventa a possibilidade de que o atentado esteja relacionado com questões dos cargos anteriores de Mendonça: "Nós não estamos descartando nenhuma hipótese. Não podemos afastar a hipótese de que tenha uma motivação relacionada a uma questão pessoal, uma questão ligada mesmo à actuação profissional do desembargador.
O Estado de Sergipe, é dirigido pelo Partido dos Trabalhadores, cujo Governador é Marcelo Déda. Este, por sua vez, reagiu negando claramente a possibilidade de que o atentado esteja relacionado com questões eleitorais.
"As linhas mais rigorosas de investigação são no sentido de buscar encontrar alguma relação do episódio com vingança e criminosos que foram presos no período em que o actual desembargador era o secretário da Segurança Pública", disse o governador num encontro com o presidente Lula da Silva.

(Borges Nhamirre, em Porto Alegre) 2010-08-19 07:03:00
Imagem: gilgiardelli.wordpress.com

Sem comentários:

Enviar um comentário