sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Este ano já foram expulsos de França 8.030 ciganos



Pretoria (Canalmoz) - O ministro da imigração francês, François Fillon, anunciou que este ano já foram repatriados 8030 cidadãos oriundos da Roménia e Bulgária. Ontem deixaram França mais 283 ciganos. Fillon sublinhou o carácter “normal” da última vaga de expulsões que tem levantado grandes protestos em França.
“É claro que não me agrada, não agrada a ninguém. Mas também vos digo: há países no mundo em que os repatriados ficam em situação bem mais difícil que os romenos. Eu sei que a Roménia não é o paraíso, mas que eu saiba é uma democracia. E a França só está a fazer o que lhe compete. E está a fazê-lo bem. É mais generosa que a maioria dos países europeus”, disse ainda Eric Besson em entrevista à Europe 1.

O ministro francês também rejeitou as críticas do papa católico Bento XVI, que falou em francês para dizer que os textos litúrgicos “fazem também um convite para saber acolher as legítimas diversidades humanas”, aumentando as críticas da igreja francesa à política de expulsões de ciganos.
Dois antigos primeiros-ministros da direita francesa, Dominique de Villepin e Jean-Pierre Rafarin, vieram condenar a iniciativa da UMP (União por um Movimento Popular) no poder em França, falando inclusive de “vergonha” para o país.
Está prevista para o dia 4 de Setembro uma grande manifestação em Paris em protesto contra a vaga de expulsões de ciganos a residir em França.

(Redacção / El Pais) 2010-08-27 07:11:00

Sem comentários:

Enviar um comentário