terça-feira, 10 de agosto de 2010

Matola: Governo “ameaça” com grande potencial bélico


FIR encurrala líder do Fórum dos Desmobilizados de Guerra

Maputo (Canalmoz) – Homens fortemente armados da Força de Intervenção Rápida (FIR), uma das unidades militarizadas da Policia da República de Moçambique (PRM), vigiam desde a noite do ultimo sábado a zona da residência do presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, e desde domingo estão, ostensivamente, a vigiar a residência de Hermínio dos Santos, localizada no bairro de Infulene “A”, no Município da Matola, capital da província de Maputo, nos arredores da capital do País. O visado, entretanto, acusa as autoridades de o quererem assassinar por alegadamente ele estar a liderar a preparação de uma manifestação dos desmobilizados à escala nacional.

Pelo menos até à noite de ontem, segunda-feira, a Policia continuava no local. Enquanto isso, o visado, que acusa a Policia de o querer assassinar, afirma que não tem medo de “morrer pela causa dos desmobilizados” e ameaçava levar avante a manifestação “à escala nacional”.
Os moradores do Bairro de Infulene “A”, vizinhos do líder dos desmobilizados de guerra, estão em pânico, devido à presença de cerca de 40 homens da Força de Intervenção Rápida (FIR). Para além do presidente dos desmobilizados, que fez as guerras nas fileiras do exército fiel ao partido Frelimo, vive também naquele bairro o líder do Fórum dos chamados “Madgermanes” que há anos se vem manifestando contra o facto do governo não acertar com eles contas com os ex-trabalhadores moçambicanos na ex-RDA, antes da unificação da Alemanha.
Mendes, dos “Madgremanes”, e Hermínio dos Santos são vizinhos.

Pelo menos 40 homens da Força de Intervenção Rápida (FIR), munidos de canhões e outros instrumentos de grande potencial bélico, em viaturas blindadas, estão posicionados naquele bairro desde sábado, em frente da residência do presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, Hermínio dos Santos.
Depois de patrulharem a rua onde mora Hermínio dos Santos, durante a noite do último sábado, os homens da FIR cercaram, a partir das primeiras horas de domingo, a casa do presidente do Fórum dos Desmobilizados.
O ambiente que se viveu, pelo menos no domingo, foi de pânico entre os moradores que segundo apuramos ficaram indignados com a atitude da polícia.

Em declarações ao nosso jornal, Hermínio dos Santos, que desde domingo contínua encurralado no interior da sua residência, acusou as autoridades governamentais de o estarem a querer assassinar.
Segundo Hermínio dos Santos, durante o dia de domingo a policia estacionou o carro blindado em frente da porta da sua residência, sem explicações para tal atitude.
Depois disso retiraram-se, “ao que supõe para rendição dos homens”.
A FIR retornou ao local durante a noite, tendo dois deles, segundo Hermínio dos Santos, se encostado à janela do seu quarto, “numa clara atitude de ameaça”.
Ainda no ultimo sábado, momentos antes da investida policial, Hermínio dos Santos orientou uma reunião do fórum que dirige, “com objectivos de planificar uma manifestação que vai ser levada a cabo à escala nacional pelos desmobilizados de guerra, dentro dos próximos dias”.

“Estamos a protegê-lo” – MINT

O ministro do Interior, José Pacheco, apareceu na manhã desta segunda-feira a justificar a presença dos homens da Força de Intervenção Rápida (FIR) na residência do presidente dos Desmobilizados de Guerra, como sendo uma forma de proteger Hermínio dos Santos da vandalização por parte de um grupo de desmobilizados.
De acordo com Pacheco, a Policia esta no local depois de ter recebido informações segundo as quais um grupo de desmobilizados se preparava para ir vandalizar a casa de Hermínio dos Santos. O ministro não avançou as causas que estariam por detrás da alegada intenção dos desmobilizados. Mas, entretanto, em contacto com o nosso jornal, Hermínio dos Santos, que se diz visado, refutou as alegações do ministro do Interior, afirmando que não havia nenhuma fonte que teria reportado ao Governo sobre a alegada vandalização que estaria a ser preparada pelos desmobilizados, porque segundo suas próprias palavras “ainda no sábado eu estava reunido com os desmobilizados”.
A fonte acusou a Policia, na pessoa do ministro José Pacheco, de estar a querer orquestrar o seu assassinato devido às promessas que o Fórum que dirige fez de levar a cabo manifestações, à escala nacional, em breve.

Manifestações

Entretanto, Hermínio dos Santos deu a conhecer que no próximo sábado o Fórum dos Desmobilizados de Guerra vai fazer o lançamento das linhas de orientação das manifestações, afirmando que “os protestos vão ter lugar em todo o país no próximo mês de Setembro”.
“Nós vamos nos manifestar, e o Governo vai ter que ceder. Se quererem usar a força através da Policia, vão ter da nossa parte a resposta merecida”, disse peremptoriamente Hermínio dos Santos.
Até ontem à noite, a Policia continuava a sitiar a casa onde vive aquele responsável dos desmobilizados. Hermínio dos Santos afirma não poder “nunca mais” ceder as “ameaças”.

(Eliseu Carlos) 2010-08-10 07:07:00

Sem comentários:

Enviar um comentário