sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Como submergir sua mão em chumbo derretido sem queimar-se

Você pode enfiar a mão em chumbo derretido e tirá-la em seguida sem nenhuma queimadura? Mas será que isto é possível? A temperatura de fusão do chumbo é de 327,4° Celsius, e se algo tão quente assim cair sobre sua pele, deve causar uma queimadura bem séria.
Parte inferior do formulário
0:30 Tudo indica, então, que isso é um mito. Mas aí você fica sabendo do efeito Leidenfrost. Resumidamente, o efeito Leidenfrost acontece quando a água entra em contato com uma superfície muito quente, a temperaturas muito superiores à de ebulição.
Nesta situação, a camada de água que entra em contato com a superfície quente ferve quase instantaneamente, e forma uma película de vapor. Só que o vapor é um isolante térmico. Esta película vai, então, proteger o resto da água.
Uma das demonstrações do efeito Leidenfrost pode ser feita com uma frigideira quente. Você pinga uma gota de água sobre a superfície quente, e a gota, em vez de se transformar toda em vapor instantaneamente, fica correndo para lá e para cá, flutuando sobre um pequeno colchão de vapor e levando alguns segundos para se consumir.
Então, se você molhar bastante a tua mão antes de mergulhar no chumbo derretido, vai ganhar uma “luva” de vapor que vai te proteger da alta temperatura do chumbo. E por quanto tempo dura esta proteção? Aparentemente, bem pouco tempo: mesmo com a película de vapor de proteção, a água evapora rapidamente.
Melhor deixar o chumbo derretido em paz. Se algo der errado, você vai ter queimaduras além de dolorosas. Só pra você ter uma ideia, se derrubar sem querer o vasilhame com o chumbo derretido, onde ele tocar, vai abrir um buraco. Entendeu?
Veja o vídeo aqui



Sem comentários:

Enviar um comentário