domingo, 12 de agosto de 2012

Como tornar uma idéia mais convincente


Sabe quando uma informação falsa tem “cara” de verdadeira e acaba nos convencendo? Esse fenômeno, nomeado pelo comediante Stephen Colbert como “truthiness” (“verdadez”, em tradução aproximada), foi investigado recentemente por um grupo de pesquisadores da Nova Zelândia e do Canadá.
No estudo, eles apresentavam aos participantes afirmações como “o metal líquido dentro do termômetro é magnésio” e lhes perguntavam se a informação era verdadeira ou não. Quando vinha acompanhada de uma foto meramente ilustrativa (que tinha relação com a frase, mas não a confirmava), as pessoas mostraram uma tendência maior a acreditar na sua veracidade.
Os resultados são compatíveis com a ideia de que fotos podem ajudar as pessoas a absorver melhor uma informação tornando-a mais verossímil. “Nós sabemos que, quando é fácil levar uma informação à mente, ela ‘parece’ verdadeira”, aponta o pesquisador Eryn J. Newman, da Universidade Victoria University de Wellington (Nova Zelândia).
A “verdadez”, ou verossimilhança, pode influenciar a maneira como as pessoas absorvem informações acompanhadas por fotos em certos meios de comunicação (como jornais, sites e revistas) ou em materiais didáticos. “Nossa pesquisa sugere que essas fotos podem ter consequências não planejadas, levando as pessoas a aceitar informações mais por causa do que sentem do que pelos fatos”, destaca Newman.
Será que um vídeo pode aumentar ainda mais a verossimilhança de uma afirmação? Vamos esperar o próximo estudo sobre o assunto. [Science Daily]

Sem comentários:

Enviar um comentário